Atividades
Em Assembleia Geral, no dia 27 de março, a FORAVE reuniu os parceiros para partilhar e planear a execução dos novos projetos que irão impulsionar a Escola Profissional para patamares de inovação e especialização tecnológica na área da indústria digitalizada.
Com um projeto em curso de criação de novas infraestruturas em Lousado, que conta com o financiamento de 2 Milhões de Euros por parte da Continental e com a atribuição do terreno e projeto por parte do Município, a FORAVE viu recentemente aprovados 2 CTE - Centros Tecnológicos Especializados nas áreas de Informática e da Indústria, com uma dotação financeira de mais de 3 milhões de Euros, no âmbito do PPR – Programa de Recuperação e Resiliência.
Com um prazo de execução até 2025, os CTE serão posteriormente inseridos nas novas infraestruturas, que estão a ser projetadas de raiz para acolher a tecnologia de ponta prevista nas candidaturas aprovadas e que englobará as tendências da indústria 5.0 e da escola do futuro orientada para a priorização de espaços híbridos, flexíveis com layouts colaborativos e laboratórios apetrechados ao mais alto nível com a incorporação de sistemas ciber-físicos, internet das coisas, produção aditiva, ambientes virtuais, visão Artificial, impressão 3D, robótica colaborativa, controlo automático/preditivo e mecânica de precisão.
O futuro da FORAVE inclui, também, uma alteração ao Projeto Pedagógico, que prevê a retoma dos Cursos de Especialização Tecnológica de nível 5 e a descontinuação gradual dos Cursos CEF de Educação e Formação de Jovens de nível 2. Inalteráveis, ficam as áreas de especialidade da FORAVE de Gestão e Administração, Eletrónica e Automação, Mecatrónica, Metalurgia e Metalomecânica, Materiais e Ciências Informáticas, que servem a tipologia dos CTE aprovados nas áreas de Informática e da Industrial. Em oferta formativa para o próximo ano, a FORAVE tem como propostas novas os Cursos de Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos; Operador de Logística; Técnico/a Especialista em Automação, Robótica e Controlo Industrial e Técnico/a Especialista em Manutenção Industrial/Mecatrónica.
A proposta formativa engloba, ainda, os Cursos de Gestão, Eletrónica, Automação e Comando, Mecatrónica, Manutenção Industrial e Transformação de Polímeros. A oferta pedagógica, está perfeitamente alinhada com o perfil da FORAVE e com as prioridades do Portugal 2030, relativamente à especialização inteligente, à transição industrial, ao empreendedorismo e à sustentabilidade.
Reconhecida pela forte resposta para a indústria, pelo elevado nível de empregabilidade dos seus diplomados, que atinge os 91%, com uma taxa de prosseguimento de estudos na ordem dos 32%, correspondendo à colocação em 2023 de 17 diplomados no Ensino Superior, a ação da FORAVE também abrange a formação de adultos, através da formação inicial de dupla certificação ou da formação de curta duração financiada ou à medida das empresas. Neste segmento a FORAVE, tem em curso uma candidatura à formação de curta duração para adultos, FMC – Formações Modulares Certificadas, no valor de cerca de 700 000€, com execução prevista para o período de 2024 a 2027.
A FORAVE está situada numa posição estratégica do concelho de Famalicão, no seio de 4 grandes parques empresariais. Encontra-se em pleno Vale do Ave e beneficia de uma localização estratégica face aos concelhos de Santo Tirso, Trofa, Braga, Guimarães, Barcelos, Póvoa de Varzim, maia e Porto. Lousado é um dos principais centros industriais de Famalicão. As sedes de algumas das grandes empresas do país representativas dos setores têxtil, automóvel, químico, e metalomecânico estão em Lousado e são associadas da FORAVE. A necessidade crescente de Recursos Humanos qualificados para a indústria está muito acima da resposta que a FORAVE consegue dar, pelo número insuficiente de diplomados face à procura, nas áreas de especialidade da Escola. A FORAVE tem mantido ao longo dos anos o estatuto de parceiro estratégico das empresas, pela qualidade da formação e pela assertividade da sua oferta. Para manter este estatuto a FORAVE está disposta a acompanhar as exigências tecnológicas das empresas e a fazer investimentos para que os formandos adquiram as competências necessárias à construção do profissional do século XXI.