O primeiro ano do Curso de Gestão, agregado com o curso de Transformação de Polímeros, foi recebido no dia 13 de setembro, pelos alunos da H.O.M.E. (empresa pedagógica do curso de Gestão) com uma atividade integradora relacionada com a apresentação do projeto de fim de curso da aluna Mara Costa, finalista do curso de Gestão do ano letivo anterior, “Tranformação Lean na Educação” que foi aplicado à turma do 2º ano do curso de Transformação de Polímeros. Neste projeto a aluna Mara Costa, contou com a ajuda da aluna de Polímeros Patrícia Paio, neste momento finalista, que em conjunto apresentaram o resultado de várias atividades desenvolvidas com a turma, com o objetivo de melhorar a motivação dos alunos. Para reforçar a importância do projeto, trabalharam com os alunos do 1º ano de Gestão a ferramenta Ishikawa, aplicando o mesmo tema, as causas da desmotivação dos alunos. Neste workshop participou também a aluna finalista de Gestão, Carla Costa, que irá dar continuidade ao projeto durante este ano letivo.
saber maisTodos os anos, em setembro, a FORAVE se prepara para a receção de novos alunos e para o regresso dos alunos de continuidade.
A equipa de docentes preparou para a abertura deste ano letivo uma série de workshops nas áreas dos cursos, para esclarecer os novos alunos sobre as expectativas futuras. Foram convidados alumni para prestarem o seu testemunho sobre os seus percursos escolares, académicos e profissionais junto dos recém-chegados.
Duas finalistas do curso de Gestão acolheram os alunos do curso de Operador de Distribuição falando das suas experiências enquanto alunas do ano letivo 2019/2020. Partilharam as dificuldades que sentiram, as conquistas, os estágios e a participação nas atividades da escola e tornaram-se madrinhas do curso.
A equipa dos Diretores de Turma e de Curso recebeu Encarregados de Educação e esclareceu-os sobre o papel da escola e sobre o compromisso que a FORAVE assume em transformar os alunos de agora em excelentes profissionais no futuro.
A empresa Continental abriu as portas a todas as turmas dos primeiros anos, contribuindo para a integração destes alunos e para a antecipação da ideia que os mesmos podem ter relativamente ao que o curso lhes poderá trazer e ajudando ainda a demonstrar o perfil que se pretende que tenham à saída do ensino profissional e da escolaridade obrigatória.
Os professores prepararam ainda apresentações dinâmicas para divulgar os Clubes que a FORAVE proporciona todos os anos: o Clube de Projetos Europeus e as oportunidades que se podem gerar no âmbito dos projetos Erasmus +; o Clube de Desporto Escolar e o Clube de Robótica, já na sua quarta edição.
Para além destas dinâmicas, os alunos dos terceiros anos quiseram também participar na receção aos novos alunos, promovendo um jogo que encerrou as atividades de integração e que agregou, em grupos, estudantes de várias turmas e vários anos, numa tarde de diversão e convívio, que envolveu jogos de perícia, força, estratégia e atenção.
O ano letivo do staff da FORAVE encerra como começou, em mobilidade ERASMUS+.
Depois de vários elementos do staff docente e não docente terem tido a oportunidade de participar em reuniões de trabalho de projetos de partilha de boas práticas, em reuniões de associações internacionais de escolas VET e em atividades de job shadowing e de acompanhamento de alunos em intercâmbio ou em estágio profissional, quatro docentes participam, nesta última semana de julho, em cursos de formação em Espanha e na Croácia.
O aperfeiçoamento da prática pedagógica e das competências técnicas e digitais do staff são alguns dos objetivos do Plano de Formação ERASMUS + estabelecido pela direção da FORAVE. Assim, estes docentes em mobilidade participarão nas formações Integrating ICT into Classroom: Digital Education Tools for Teachers e Introduction to Coding and Robotics with Arduino e partilharão as suas aprendizagens com os colegas no regresso à escola, em setembro.
O desenvolvimento de conhecimentos, competências e qualificações técnicas e transversais, de alunos e staff está presente em todos os projetos Europeus em que a escola participa.
saber maisDurante 5 dias a FORAVE esteve presente na Continental Mabor com uma exposição tecnológica, para dar a conhecer alguns dos projetos realizados pelos alunos e a oferta formativa da para o próximo ano letivo nos Cursos Profissionais de Manutenção Industrial, Transformação de Polímeros, Gestão, Eletrónica Automação e Comando e Mecatrónica.
Alguns dos projetos apresentados envolvem a Continental como parceiro estratégico. O Clube de Robótica é um exemplo de sucesso pela iniciação precoce dos jovens da Escola de Ribeirão na robótica e na programação, sob a orientação dos professores e com o apoio dos alunos da FORAVE.
A Continental tem sido o maior recrutador dos técnicos formados pela FORAVE e a sua preparação deve muito à partilha de conhecimento entre a engenharia da empresa e os professores da FORAVE, bem como ao grande investimento técnico que tem sido realizado e prol da formação.
Partilhar resultados e o output tecnológico é uma forma de mostrar à empresa o resultado das boas práticas e promover a relação entre os parceiros.
Proteção de Dados
[23/24] Newsletter - 1º Período
Que seja um NOVO ANO em que os valores que sustentam a HUMANIDADE se sobreponham a todos os conflitos e que tragam PAZ e AMOR a todos os povos.
saber mais