Desde o dia 18 de março que os cerca de 290 alunos da FORAVE passaram a assistir às aulas no Google Classroom, para poderem terminar o 2º Período Letivo.

As circunstâncias excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19 que obrigaram à suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, remeteu a FORAVE para a criação de uma solução rápida que pudesse ir ao encontro do maior número de alunos possível e que permitisse o acompanhamento à distância, não só para manter o processo ensino aprendizagem, mas também para manter o relacionamento com os alunos, apoiá-los e minimizar receios e ansiedades resultantes de uma situação completamente nova e com grande impacto na vida escolar, pessoal, familiar e social dos jovens.

Para responder ao estado de pandemia provocado pelo Corona Virus, a FORAVE criou O Plano de Contingência COVID 19, que foi desenvolvido foi em 3 FASES distintas:

O processo de transição da formação presencial para formação à distância foi realizado em termo record e mobilizou todos os professores que foram acompanhados por uma equipa técnica que prestou o apoio necessário, criando uma linha de acompanhamento, em várias plataformas e disponível durante todo o dia.

A equipa teve que proceder a uma nova planificação, de acordo com a redefinição de objectivos para uma situação temporária e transitória, definir o cronograma possível e atender a situações prioritárias, de término de módulos, conclusão das cargas letivas das turmas finalistas, recuperação de módulos para fechar as avaliações até ao final do período e reintegração das 4 turmas do 2º ano dos Cursos Profissionais, que entretanto viram os seus estágios interrompidos.

A adesão dos alunos à plataforma digital foi imediata e massiva. Aos alunos que tiveram dificuldades de ordem tecnológica a FORAVE tentou solucionar os problemas, com a cedência de portáteis e com a utilização de outros canais de comunicação como o email e telemóvel. A execução das horas previstas para os 12 dias restantes do período foram cumpridas a 77%, maioritariamente em sessões síncronas.

Esta primeira experiência trouxe grande vantagem à FORAVE, para preparar o 3º Período e terminar o ano letivo sem prejuízo para os alunos. Esta nova fase traz outras questões para resolver, relacionados com a execução da Formação em Contexto de Trabalho, com o término das PAP- Provas de Avaliação Profissional dos alunos finalistas e com as aulas práticas dos módulos da Componente Tecnológica. Nestes pontos, os Conselhos de Turma, também realizados por vídeo reunião, foram decisivos relativamente à tomada de decisão e às opções alternativas para criar soluções adequadas às circunstâncias, garantindo a execução dos objetvos da formação e da aquisição das competências necessárias ao perfil profissional dos cursos.

Numa auscultação realizada aos alunos no final do período, a avaliação ao novo processo de Ensino à Distância, revelou-se francamente positiva. Porém, temos consciência que o grande desafio no futuro será equilibrar este processo de forma a não saturar os alunos e a manter a motivação e a assiduidade à escola digital.

O gráfico resumo traduz a apreciação global ao Sistema de Ensino à Distância implementado pela FORAVE, englobando as outras questões do inquérito relacionadas com o grau de satisfação dos alunos quanto: à plataforma de ensino à distância; à forma como as aulas foram organizadas; à adaptação à modalidade de ensino e quanto ao acompanhamento por parte da Escola.

O feedback dos Encarregados de Educação também foi muito positivo apontando, em alguns casos, as vantagens que o Ensino à Distância pode proporcionar para o desenvolvimento de determinadas competências nos alunos.

Quero agradecer à Diretora de Turma e à Forave a maneira que encontraram para que todos os nossos filhos fiquem em segurança em casa e não percam aulas. Na minha opinião é uma excelente ideia manter o ensino à distância no terceiro período. Obrigada por me manter informada do desenrolar da situação. Confio plenamente na professora e na Forave. EE do aluno Rui Trigo

Acho a melhor opção para o momento em que vivemos e acredito que, além de ser uma obrigação, neste momento, o ensino à distância, pode trazer uma nova aprendizagem para os alunos, como gestão do tempo a partir do próprio foco. Talvez alguns alunos tenham dificuldades neste novo método de ensino, mas também acredito que se torna mais fácil para os alunos mais tímidos tirarem dúvidas. Não sei se já houve esse diálogo com os alunos, mas fica a minha opinião. Acho bem feito os estudos à distância e que seja esclarecida ou até mesmo ensinada a gestão do tempo e que possam ser explicadas as vantagens dos ensinos à distância para que todos possam olhar para isso como uma vantagem e não como um desafio árduo. EE do aluno Erick Medeiros