Março foi um mês de grandes movimentações europeias na FORAVE.

A participação de oito alunos e dois professores na reunião do projeto ERASMUS + "Roadmap to Building a Caring and Respectful School Community" em Petra, Grécia, deu início a estas mobilidades europeias. Com parceiros de escolas da Turquia, Inglaterra, Roménia e Itália, a equipa da FORAVE trabalhou a questão do bullying motivado por questões de orientação sexual e género. Para além da apresentação dos trabalhos realizados no âmbito do projeto e da participação em aulas e workshops, a equipa da FORAVE assistiu a uma apresentação realizada pelos alunos da Primary School of Petra, demonstrando que o bullying é um problema real e grave em muitas escolas e que deve ser abordado desde cedo para que possa ser evitado ou eliminado.

Na semana de 17 a 23, as equipas da FORAVE dividiram-se por dois outros países: Itália e Chipre.

Em Itália, a cidade de Aversa foi o ponto de encontro de várias culturas europeias no âmbito do projeto “E-Treasure – my lovely Europe”. Numa semana de intensa partilha da gastronomia, celebrações/festividades, símbolos e danças nacionais, os alunos e professores da FORAVE apresentaram, entre outros, os trabalhos realizados sobre celebrações como a “Romaria Nova de Lousado” e o Natal, danças como o Vira e o Malhão e explicaram a origem do Galo de Barcelos, um símbolo quase nacional. A equipa da FORAVE participou também em aulas de diversas disciplinas, em workshops de culinária e de danças tradicionais italianas. Uma visita de estudo às históricas cidades de Pompeia e de Nápoles constou também do programa organizado pela escola italiana.

A histórica cidade de Pafos, no Chipre, foi o destino de quatro alunos e dois professores para mais um intercâmbio do projeto “Business without borders”, com o qual se pretende desenvolver nos alunos, através de atividades realizadas em sala de aula ou em ambiente profissional, competências como o espírito empreendedor, a criatividade, a responsabilidade, a iniciativa e a capacidade de trabalhar em equipa. A equipa da FORAVE e escolas da Hungria, Itália, Chipre e Roménia apresentaram vários trabalhos realizados no âmbito do projeto, nomeadamente a análise socioeconómica das suas respetivas regiões e a mini-empresa criada com o apoio de professores e mentores de empresas locais.

O mês terminou na FORAVE, onde colegas de escolas da Polónia, Espanha, Bulgária e Itália partilharam pontes que unem a Europa, no sentido literal e metafórico, através dos trabalhos realizados para o projeto “Build bridges between European nations”. Durante cinco dias, alunos e professores apresentaram os trabalhos realizados, participaram em diversas aulas e workshops, partilharam danças tradicionais e gastronomia, descobriram a Ponte da Lagoncinha e fizeram um cruzeiro às seis emblemáticas pontes do Porto.

Os trabalhos realizados para estes projetos podem ser consultados na página do Facebook “Forave Projetos Europeus” e nos respetivos websites disponíveis através do site da FORAVE.