Os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Gestão, da FORAVE, visitaram as empresas Kirchhoff Automotive e Vulcano Bosh no âmbito do Lean Management, moderna filosofia de Gestão adotada pela área técnica do curso.

A aproximação às empresas e às suas reais necessidades em relação ao perfil dos alunos da FORAVE tem sido a bandeira de uma escola que se preocupa com a evolução do mercado de trabalho e com a empregabilidade. A oportunidade que as empresas proporcionam de observar as suas metodologias de trabalho e os processos de fabrico potencia os conhecimentos e competências que são trabalhados em sala de aula.
Com esta visita, os alunos puderam perceber a evolução e aplicação do LEAN em duas realidades diferentes. Na Kirchhoff, o projeto LEAN está a ser desenvolvido há cerca de 4 anos, estando já implementados os 5S, TPM E SMED., Na Vulcano Bosch, o processo encontra-se bastante mais avançado, estando todas as ferramentas implementadas ao nível da fábrica. No final da visita, os alunos puderam constatar que a aplicação desta filosofia de Gestão é adaptada para empresas diferentes de acordo com o seu ADN e com os seus princípios. Tudo o que é físico e visível representa apenas cerca de 20% da transformação em LEAN, mas o mais difícil é mudar a mudança de culturas, a forma como encaramos a mudança e sustentar a gestão do processo com a gestão da liderança.