No dia 11 de junho, os alunos dos primeiros anos dos cursos de Transformação de Polímeros, Informática, Manutenção Industrial, Mecatrónica e Eletrónica, Automação e Comando, da FORAVE, no âmbito da disciplina de Física e Química, realizaram uma visita de estudo à ETA de Areias de Vilar, em Barcelos.

A ETA de Areias de Vilar, destinada a tratar a água captada no rio Cávado, foi uma das infraestruturas construídas no âmbito do plano de investimentos dos primeiros sistemas multimunicipais, tendo entrado em funcionamento em 1999.

Tendo em vista o reforço da capacidade de pré-oxidação da ETA de Areia de Vilar, que atualmente se encontra no seu limite máximo, iniciou-se a empreitada que inclui a instalação de 2 novos geradores de ozono que vai permitir um aumento da capacidade de tratamento da ETA. O processo de pré-oxidação permite a remoção de alguma cor, bem como a oxidação do ferro, manganês e compostos organoclorados presentes na água (por exemplo, hidrocarbonetos dissolvidos e detergentes). Permite, ainda, o controlo do cheiro e sabor, bem como a destruição de microalgas, desempenhando um papel importante da etapa de coagulação/floculação.

Sensibilizar os alunos para a importância da água e a sua utilização foi o objetivo da visita de estudo, que foi completamente alcançado!

 

 

Descrição da Imagem 3
Descrição da Imagem 3
Descrição da Imagem 3
Descrição da Imagem 3

Financiamento