A problemática da atração de alunos e docentes do género feminino para as áreas STEM e para o ensino profissional é o tema central de dois projetos ERASMUS +, em que a FORAVE participa com escolas, universidades e entidades oficiais ligadas ao ensino profissional na EUROPA.

De 27 de janeiro a 1 de fevereiro, quatro alunas e duas professoras da FORAVE participaram, em Valência, no primeiro intercâmbio do projeto “5Gs4STEM- Guiding Girls to STEM for Grappling Gender Gap”, que tem como objetivo desenvolver estratégias e delinear unidades de formação para atrair mais jovens do género feminino para a área de estudos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

A equipa da FORAVE partilhou, com escolas da Polónia, Espanha, Grécia e Turquia, o trabalho realizado em relação a esta problemática, nomeadamente o desenvolvido junto de alunos do 2º e 3º ciclos, no âmbito do Clube de Robótica, e a participação em vários workshops sobre “Coding: a universal language for the planet".

No mês de fevereiro, na Islândia, a FORAVE participou em mais uma reunião do projeto WATT IN STEM, que reúne parceiros da Holanda, Bélgica, Finlândia, Itália, Islândia e Alemanha, debatendo a escassez de professores do género feminino nas áreas técnicas do ensino técnico e profissional, e na partilha das boas práticas existentes em cada país parceiro.

Os trabalhos realizados para estes projetos podem ser consultados na página do Facebook “Forave Projetos Europeus” e no website da FORAVE.