Transformação LEAN na Educação com apoio da LEAN BOX

A Empresa Pedagógica H.O.M.E. da FORAVE está a dinamizar um projeto de Transformação LEAN nas áreas técnicas de formação, durante o segundo período deste ano letivo, apoiado pela empresa de consultoria LeanBox, que colabora com a escola desde 2019.

O objetivo da H.O.M.E. é proporcionar aos alunos experiências empreendedoras que fomentem o seu espírito crítico e que desenvolvam competências diferenciadoras, como é o caso deste projeto que será dinamizado pelo Curso de Gestão, tendo como líder a professora Ana Silva e como assessora Mara Costa, aluna finalista do curso de Gestão.

O projeto consiste na identificação de oportunidades de melhoria numa área de formação e implementação de ferramentas que permitam a otimização dos processos formativos.

Para iniciar o projeto, foi realizada uma ação de sensibilização para professores e colaboradores-chave, nas várias áreas de formação da FORAVE, pela Lean Box, com o objetivo de identificar vários problemas, que poderão ser alvo de um projeto piloto de Transformação LEAN. A ação decorreu no dia 12 de janeiro e contou com a participação de professores das áreas técnicas, Diretores de Curso, de um responsável pela Qualidade e pelos elementos da Direção. Da sessão surgiram alguns problemas que foram trabalhados num brainstorming, no dia 10 de fevereiro, para seleção do tema e do grupo que será alvo de Transformação LEAN, sendo escolhida a turma agregada do 2º ano do curso de Manutenção Industrial e Transformação de Polímeros.

 

Nos dias 18 e 25 de fevereiro, foram dinamizadas duas sessões com a turma selecionada para identificação de problemas e soluções relacionados com a desmotivação dos alunos, que podem contribuir para a desistência ou não conclusão do curso no tempo esperado. O objetivo da primeira sessão foi a identificação dos problemas que os alunos sentem em relação às aulas e às oficinas. Para trabalhar estes temas foi utilizada a ferramenta Ishikawa que permite analisar, em equipa, as causas de um problema de acordo com 6M (Material, Máquina; Mão de obra; Meio Ambiente; Medida e Método). Nesta sessão, os alunos identificaram 3 problemas: organização das oficinas; falta de compreensão por parte dos professores e aulas demasiado teóricas. Na segunda sessão, os alunos trabalharam a ferramenta 5W2H (What, Why, Where, When, Who, How e How Much) para estruturar soluções que permitam atacar as causas e resolver os problemas do Ishikawa.

A partir destes momentos, o projeto Transformação Lean na Forave começa a ganhar forma, iniciando a sua implementação em março, devendo estar concluído no final de abril.

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