se não consegue visualizar correctamente esta página, clique aqui.
FORAVE CONTINUA A FORMAR PARA AS EMPRESAS

O posicionamento da FORAVE face às grandes indústrias do Concelho de Vila Nova de Famalicão e da região, ditou as linhas orientadoras desta escola profissional que, desde sempre, investiu em áreas de empregabilidade e de desenvolvimento, contribuindo para a qualificação dos recursos humanos das empresas. As opções formativas da FORAVE e a consolidação dos cursos ministrados, têm valido à escola a especialização nas áreas da eletricidade e eletrónica; mecânica; energias renováveis e gestão da produção e processamento e controlo da qualidade alimentar. O investimento ao nível dos recursos humanos, equipamentos, práticas laboratoriais e projetos tem permitido o desenvolvimento e melhoria da qualidade da formação. Esta maturidade conquistou a credibilidade da FORAVE junto das empresas, que vêm na escola uma parceira para o seu desenvolvimento. A reforçar a proposta formativa da escola, as linhas orientadoras do Ministério da Educação e do Ministério da Economia e do Emprego vão no sentido de dar prioridade às áreas de formação que fazem parte do Projeto Educativo da FORAVE. Este ano letivo faz todo o sentido que a escola mantenha os Cursos de Técnico de Gestão; Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar; Técnico de Manutenção Industrial e Eletromecânica de Equipamentos Industriais.
Apesar do downsizing da Instituição ser iminente devido ao encerramento dos centros novas oportunidades e do decréscimo do número de ações para adultos e jovens, a FORAVE conseguiu minimizar o impacto nos colaboradores.
Outra preocupação da FORAVE é a situação social e económica dos alunos que frequentam a escola e que apesar de terem formação gratuita, alguns vivem situações graves de carência a todos os níveis. Apraz-nos manter a parceria com as empresas Continental Mabor e ITA, onde os alunos vão almoçar e usufruem diariamente, de uma refeição com qualidade. Ao nível do bar da escola, sendo uma concessão externa, a FORAVE comparticipa o custo de alguns géneros básicos. O técnico de SPO, os professores, diretores de turma e funcionários também estão sensibilizados para esta questão e mantêm-se atentos a todas as situações.
Neste momento não se prevê alteração nas instalações escolares. O RUMOS, a Incubadora de Empresas STARTBusiness e a Action Coach são projetos a continuar. O grande investimento será nas empresas, através da criação e implementação de programas e ações de aproximação da escola à empresa, à semelhança do programa estabelecido, em 2011/2012 com a Continental Mabor, com o objetivo de integrar um plano de estratégias de melhoria da formação nos cursos profissionais de Eletrónica, Automação e Comando e de Manutenção Industrial e adequar o perfil técnico dos formandos às necessidades da empresa através da partilha de saberes, experiências, estágios e projetos.

Manuela Guimarães | Diretora Pedagógica FORAVE
Semana de Transição Escolar
O dia 14 de setembro marcou o início das atividades letivas na FORAVE. Os novos alunos foram acolhidos por toda a comunidade escolar e para promover a sua total integração foi criada a semana de transição escolar. Esta dinâmica consiste na planificação de um programa especial de ações que têm como objetivo aferir conhecimentos adquiridos pelos alunos através de atividades de diagnóstico e promover a sua motivação para a área tecnológica do curso.
saber mais»
Ação de Sensibilização e Prevenção Contra o Consumo
Em parceria com o departamento Escola Segura da GNR - Guarda Nacional Republicana de Barcelos a FORAVE dinamizou no dia 20 de setembro, uma ação de sensibilização e prevenção contra o consumo de substâncias aditivas. A ação contou com a intervenção da equipa de Cinotecnia da GNR que explicou aos alunos como atuam os cães treinados na busca de droga e de seguida realizou-se uma demonstração.
saber mais»
FORAVE Inicia Ano Letivo com Encontro Europeu
De 18 a 23 de Setembro, a FORAVE foi, uma vez mais, palco de um encontro europeu de escolas. No âmbito do projeto “TOLERANCE as a Key to Social Integration Into European Dimension for Young Citizens”, e ao abrigo dos programas Comenius da Agência Nacional PROALV, professores e alunos da Itália, Letónia, Polónia e Roménia reuniram-se para apresentar os livros editados pelas diferentes escolas com os trabalhos realizados desde Setembro de 2011.
saber mais»
Formação Modular Certificada
Ação de Curta Duração Subsidiada

» Soldadura - Tecnologias e Operações (50h)

saber mais»
Formação Modular Certificada
Ações de Curta Duração Subsidiadas

» Auditorias ao Sistema de Gestão da Qualidade (25h)

» Gestão da Qualidade Evolução e Normas do Sistema (50h)
saber mais»
Formação Modular Certificada
Ações de Curta Duração Subsidiadas

» Word Iniciação (50h) / Avançado (25h)

» Excel Iniciação (50h) / Avançado (25h)

saber mais»
Formação Modular Certificada
Açõe de Curta Duração Subsidiada

» Inglês Iniciação / Continuação (50h)

» Espanhol Iniciação / Continuação (50h)
saber mais»
Escola Profissional Forave
Quinta da Serra Apartado 5032 | 4760-683 - Lousado
tel.+351 252 416670/713 | fax.+351 252 416787
{unsubscribe} cancelar subscrição {/unsubscribe}