se não consegue visualizar corretamente esta página, clique aqui.
JÁ ESTÃO NAS EMPRESAS
OS PRIMEIROS TÉCNICOS DO CURSO PROFISSIONAL DE POLÍMEROS DA FORAVE

São 18 os jovens que a FORAVE formou na primeira ação do Curso Profissional de Transformação de Polímeros de Plástico e já estão a trabalhar nas empresas da região.

Os três anos de formação revelaram-se uma experiência muito positiva de cooperação entre a FORAVE e as empresas da área que resultou na preparação adequada dos jovens técnicos e na sua rápida inserção no mercado de trabalho.Há três anos a FORAVE iniciou um projeto sem precedentes na região norte do país onde o crescimento da indústria de transformação de polímeros tem sido uma constante, ultrapassando já em Portugal as 600 empresas e os 20 000 empregados.

O Técnico/a de Transformação de Polímeros no final da formação está apto para trabalhar em qualquer indústria de transformação de plástico destinado aos setores automóvel, aeronáutico, electrodoméstico, electrónico e elétrico, médico, calçado, embalagem, acessórios de desporto e lazer ou outros, desde que englobem plásticos. Pode também considerar as indústrias de moldes, as indústrias de borracha e derivados e a produção de matérias-primas para a produção de plásticos e ainda pode optar pelo prosseguimento de estudos, como aconteceu com o diplomado Ricardo Dias.

A preparação dos jovens diplomados foi desenvolvida em contexto escolar e empresarial e os parceiros uniram sinergias para criar as condições de aprendizagem tecnológica necessárias ao desenvolvimento do perfil profissional dos alunos. Proporcionou-se o contacto com os vários equipamentos e métodos de processamento, as diferentes matérias-primas, os moldes e com a gestão e organização das empresas. Foram realizadas sessões de formação em contexto industrial e as empresas vieram à Escola para promover aulas/palestra e assistir à defesa das PAP-Provas de Aptidão Profissional. Alguns projetos foram realizados em contexto empresarial na sequência de desafios reais colocados aos alunos e revelam-se como respostas/soluções técnicas criativas e empreendedoras.


“Gostei das provas em geral. Em boa parte dos casos pareceu-me que os jovens tinham bem compreendido aquilo que estavam a expôr. Gostei também de ver o apoio que a escola dá aos estudantes, reunindo à volta da apresentação da PAP um conjunto de pessoas externas à turma. Certamente que houve acompanhamento anterior, preparando os alunos para este momento, que não acompanhei mas senti. A exposição pública da PAP confere maior capacidade para explicar a uma plateia o trabalho realizado. O trabalho que os alunos desenvolveram nas empresas permite-lhes inserirem-se no mundo laboral de uma forma mais fácil. Assim, considero que a nossa região e a nossa indústria de transformação de polímeros podem regozijar-se com o facto de, agora, haver jovens em início de carreira profissional com conhecimentos técnicos desta tecnologia. Sendo que alguns deles já passaram pela Injex.” Pinheiro de Lacerda Administrador da Empresa INJEX

“Posso dizer que a formação revela um grande direcionamento para o mercado de trabalho, para as necessidades das empresas de hoje em dia. São colaboradores que revelam maturidade, dinamismo e pro-atividade acima da média. Com um conhecimento prático e adequado às necessidades das empresas. Pode presenciar algumas apresentações das PAP’s e posso dizer que o nível de exigência para estudantes de 17 e 18 anos é bastante elevado, mas revelaram dentro deste contexto grande profissionalismo, criatividade e já um certo à vontade para falar em público.” José Carlos Múrias Adminstrador da Empresa MÓDULO 60


SABER MAIS»

FORAVE promove
Dinamismo. Alegria. Provocação. Satisfação. Vivacidade. Qualidades demonstradas por uma equipa de 19 alunos voluntários dos segundos e terceiros anos dos cursos ministrados na FORAVE, que organizou e dinamizou várias ações para receber os alunos que vieram, este ano, preencher as turmas dos primeiros anos.
saber mais»
FORAVE realiza
» Estágios em Liverpool, Inglaterra
» Visita à INJEX – Pinheiro de Lacerda, S.A.
saber mais»
FORAVE participa
» Reunião GirlsTech, Newcastle
» Reunião ECWORK-ECVET for work-based learning, Bilbao
saber mais»
Escola Profissional Forave
Quinta da Serra Apartado 5032 | 4760-683 - Lousado
tel.+351 252 416670/713 | fax.+351 252 416787
{unsubscribe} cancelar subscrição {/unsubscribe}